sábado, 8 de julho de 2017

Lançamento de livros em Campo Maior por Elmar Carvalho e Raimundo Lima

A noite de sexta-feira foi de lançamento de livros na cidade de Campo Maior, que recebeu dois escritores - o juiz aposentado Raimundo Lima e o já renomado poeta e escritor, também juiz aposentado Elmar Carvalho, que mais uma vez homenageia as cidades de Parnaíba e Campo Maior em uma inédita obra:  História de Évora- um romance, no qual mescla histórias e ficção contadas através do personagem principal, Marcos Azevedo, tendo como pano de fundo os cabaré famosos das décadas de 70 e 80, pelas inquietações causadas no sociedade. O autor traça um panorama econômico e social de Campo Maior, levando o leitor a conhecer costumes locais e experiências vividas pelo personagem, retratado de forma real e natural, mas com a seriedade imposta pelo autor. Um livro interessante.


O Juiz Raimundo Lima, no seu livro A menina de Bico Dourado, tem a menina Titice, como personagem na ficção, e, neta na vida real. Sua inspiradora na contação de histórias ou estórias,  em que tudo na natureza passa a ser personagem, que fala, ouve e assobia. É um livro para criança e, também para adultos, pois contém mensagens de amor a natureza, de respeito aos animais, as árvores e, principalmente ao seu criador- Deus. O escritor consegue ser simples, porquanto ele é um observador das coisas simples e naturais.

O evento aconteceu no auditório João Alves do Senac e foi prestigiado por professores, estudantes, representantes da Academia Campomaiorense de Letras e Artes, políticos, escritores e convidados. Vejam as fotos:



Dra. Liege Cavalcante, vice-prefeita e médica,  Juiz e escritor Raimundo Lima, Juiz e escritor Elmar Carvalho, Daniele , representando o Senac.

Dr. Domingos José -médico e membro da ACALE, fez a apresentação do livro, cujo discurso foi recheado por histórias e fatos que marcaram regional, nacional e internacionalmente as épocas de 70 e 80

Professor e escritor Dilson Vale
 veja todas as fotos




Lara Larissa apresentou o livro A Menina do Bico de Ouro


João Alves Filho- PresidEnte da ACALE










cerimonialista




Beatrice (Titice) A menina do Bico de Ouro - Lucimary - Gerente da 5ª Gre
Gabriel funcionário SENAC-articulador do evento







Professor Zé Francisco Marques, Dr. Elmar Cavalho e Rosinha

Dra. Liege Cavalcante



Dr. Domingos José, ladeado pela esposa Jesus e Professora  Mariema Paz











Dr. Elmar Cavalho e Zé Didor






José Elmar de Melo Cavalho, nasceu em Campo Maior. Residiu em Parnaíba e eu outras cidades piauienses. Atualmente mora em Teresina. Casado com Fátima, Tem dois filhos: João Miguel e Elmara.É juiz de Direito. Poeta, cronista, contista e crítico literário. Autor de vários livros:Cromos de Campo Maior, Noturno de Oeiras, Rosa dos Ventos Gerais, Sete Cidades-roteiro de um passeio poético e sentimental, Parnaíba no Coração, Lira dos Cinquentanos, Noturnos de Oeiras e outras evocações, Bernardo de Cavalho - O Fundador de Bitorocara. Amar Amarante, Retrato de Minha Mãe, Confissões de Um Juiz e Retrato de Meu Pai e, o último Histórias de Évora.
Foi colaborador dos joranis e revistas: A Luta, O dia, Jornal da Manhã, O Estado, Meio Norte, Folhas do Litoral, Norte do Piauí, Inovação, Almanaque da Parnaíba, Presença, Caderno de Teresina, Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado, revistas do Instituto Histórico de Oeiras e da Academia Piauiense de Letras etc.

Recebeu as eguintes honrarias: Medalhas do Mérito Visconde da Parnaíba  ( Instituto Histórico de Oeiras), Comenda do Mérito da Costa e Silva (UBE/PI), Personalidade Cultural (UBE/RJ) e Comenda do Mérito  Renascença do Piauí (Governo do Estado).Cidadão honorário de várias cidades.Membro da Academia Piauiense de Letras, da Academia Parnaibana de Letras-APAL, da Academia de Letras do Vale do Longá, da Academia Maçônica de Letras do Estado do Piauí, da Academia de Letras e Magistratura Piauiense, da Academia de Letras eBelas Artes de Floriano e Vale do Parnaíba, da Academia Campomaiorense de Letras -ACALE, da Academia de Letrasdo Médio Parnaiba, da Academia de Ciências, Artes e Letras de Piripiri e da Associação Nacional de Escritores - ANE. Sócio correspondente do Instituto Histórico de Oeiras e do Instituto Histórico Geográfico do Rio de Janeiro. Juiz do Tribunal de Justiça Maçonico - GOB/PI.

Seu livro Rosa dos Ventos Gerais(1ª Edição) recebeu o prêmio Ribeiro Couto (obra reunida), conferido pela união Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro. 



Raimundo Lima, nascido em Cocal, município de Batalha-PI, fez colelgial em Piracuruca, formou-se em Direito pela UFRJ,  Rio de Janeiro. Trabalhou e reside até hoje em Teresina. É Juiz aposentadso, casado com a Juíza  aposentada , Benedita Maria Barros Araújo Lima. Tem 3 filhos e 5 netos. A Menina do Bico de Ouro é o seu primeiro livro.
Escritor Elmar Carvalho
Escritor Raimundo LIma

Nenhum comentário:

Postar um comentário